Bujinkan Bauru

Shihan Valdomiro

Regras de Conduta no Dojo

As informações seguintes são as regras que regem o Honbu Dojo (Dojo Central) do Japão, com ligeiras adaptações para o nosso Dojo.


Conduta Como Visitante

1.Visitantes são sempre bem vindos para assistir e observar as aulas. Devem identificar-se na recepção e, se estão na companhia de um aluno, é preferível que este apresente-o ao Sensei antes do início da aula.
Os visitantes devem, a todo momento, permanecer sentados respeitosamente na área destinada a tal fim. Isto também se aplica aos alunos que não praticam por lesões, enfermidades ou outras causas.

2.Os visitantes devem prestar atenção na aula. Não se deve comer, beber ou permanecer lendo durante o transcorrer da aula.

3.Os visitantes não devem falar com nenhum aluno enquanto dure a aula. Devem permanecer sentados pacientemente e não passear no decorrer da aula.


Normas do Dojo

1.As mensalidades devem ser abonadas no início de cada mês, entre os dias 10 e 15, impreterivelmente, salvo acordo prévio no dia da matrícula do aluno no Dojo.

2.Não requeremos pagamento de cotas no ingresso, rescisão ou na renovação da matrícula, mas deverão abonar as mensalidades mesmo em caso de afastamento, salvo aviso prévio e/ou rescisão do contrato de matrícula.

3.No caso de ausência por um período prolongado, o aluno deverá abonar uma cota de reingresso.

4.Não se deve deixar valores nos vestiários. Aconselhamos que levem à área de prática.


Princípios Gerais de Conduta Apropriada Durante a Aula

1.O NINJUTSU é um meio para o desenvolvimento pessoal, treinando o corpo, mente e espírito. Portanto, é importante conduzir-se sempre com a apropriada atitude de respeito, sinceridade e modéstia.

2.No Japão a posição do Sensei, ou professor, é de grande honra. Teus professores não estão simplesmente vendendo técnicas e sim transmitindo os ensinamentos do Fundador do estilo. Eles devem ser tratados com o devido respeito em todo momento.

3.Também único do Japão é o sistema Senpai/ Kohai. Praticantes superiores (em tempo e idade) devem ser tratados com respeito e modéstia. Nunca te coloques em uma posição superior à de um praticante mais avançado.

4.O NINJUTSU está fundamentado em uma filosofia de harmonia. Não deve haver nunca lutas ou competições na área de treinamento. Nem é tampouco a hora do treinamento o momento para mostrar tua fortaleza e alimentar teu ego.

5.Treinar sempre com um espírito de cooperação e modéstia.

6.Em toda aula há pessoas de diferente sexo, idade e habilidade física. Mesmo que o ideal seja treinar o mais vigorosamente possível, as habilidades físicas e metas de treinamento de cada companheiro devem ser tomadas em conta.

7.Quando um Sensei dá instruções ou conselhos, sempre se deve escutar atentamente e tratar de segui-lo o melhor possível. Nunca discutas com um professor, mesmo que outro professor tenha dito algo diferente. Existem muitas maneiras de fazer uma técnica e se deve seguir a cada professor, em cada aula, o melhor que se possa.

8.Existem muitas diferentes regras de etiqueta que se deve aprender o mais rápido possível. Algumas são óbvias, outras não. Observe sempre o comportamento dos outros de maneira a ir aprendendo a conduta apropriada.

9.Aceite todas as correções com humildade.

10.Se em algum momento não estiver seguro do comportamento apropriado, respeitosamente pergunte a um estudante avançado. Siga as orientações do estudante avançado em todos os aspectos.

11.Apesar destas regras, a prática da arte deve ser sempre uma atividade agradável. Uma prática agradável e prazerosa estará assegurada se cada estudante traz consigo uma atitude harmoniosa e positiva, juntamente com boa vontade e respeito pelos demais.


Etiqueta no Dojo

1.Ao entrar, apresente-se à recepção.

2.Manter a higiene pessoal não é somente um benefício para a saúde, também é um bom treinamento de disciplina. Mantenha-se sempre limpo e asseado. O Do-gi (uniforme) deve estar sempre limpo e em bom estado. A vestimenta rasgada ou descosturada não é somente antiestética, também é perigosa.

Nunca use jóias, bijuterias ou acessórios durante o treinamento pois é perigoso para teu companheiro e você.

É igualmente importante manter a limpeza no Dojo antes das aulas. Cada aluno deve participar da limpeza do tatami logo após cada treino.

3.O início e término formal de cada aula é uma cerimônia importante. Cada aluno deve chegar a tempo para participar. Em caso de atraso pedir permissão ao Sensei para ingressar.

Não saia da aula durante a prática exceto em casos de enfermidades e lesões e nunca saia do treino sem a permissão do Sensei.

4.Os alunos devem chegar com tempo suficiente para ingressar à área de prática, antes do início da aula. Nos minutos prévios, todos devem estar sentados pacientemente aguardando a chegada do Sensei.

5.A saudação é um sinal de respeito e agradecimento para o Sensei, Dr. Masaaki Hatsumi e para o Sensei que transmite seus ensinamentos, para o Dojo e para os companheiros que nos ajudam na prática.

Ao ingressar a área de prática, deve-se saudar desde a posição Seiza à frente e ao Sensei se este estiver presente.

O mesmo deve ser feito ao sair. Em caso de uma saída momentânea basta uma saudação em pé ao sair e ao voltar.

6.A forma apropriada de sentar-se no local de prática é Seiza. É também a forma correta de esperar instruções ou descansar durante o decorrer de um exame.

Sentar-se com as pernas cruzadas é apropriado para assistir exames ou para permanecer em descanso durante um período prolongado,e dentro da aula ou exames em caso de lesões ou dor, mas nunca se deve sentar de maneira descuidada ou desrespeitosa.

7.Quando o Sensei demonstra uma técnica na aula, deve-se permanecer sentado na lateral da área de prática e prestar atenção. Esse não é o momento para estar falando, secando o rosto ou ajustando a roupa.

Quando o Sensei sinalizar o final de uma técnica, deves parar imediatamente e dirigir-se ao lado do tatami. Não continue praticando ou demorando no meio do tatami. Se o Sensei, durante a prática, se aproxima de um aluno para demonstrar ou explicar algo, os alunos que o circundam devem parar sua prática e sentar-se em círculo para observar atentamente a explicação. Logo após a explicação se deve saudar ao Sensei com uma inclinação e continuar a prática.

8.O conhecimento do Ninpo é adquirido através da prática constante e repetida e não através da palavra. Por isso conversar no tatami deve restringir-se ao mínimo. Nunca permaneça isolado ou disperso durante a aula. Deves estar sempre praticando ou, se está esperando tua aula, deve sentar-se em Seiza e observar teus companheiros. Se sentir que deve fazer uma pergunta ao Sensei deve ir até ele e esperar discretamente que te atenda. Então, após uma inclinação, fazer respeitosamente a pergunta, inclinando-se novamente logo que receber a resposta. Nunca chame o Sensei para que se aproxime de ti.

9.Lembre-se da relação Senpai/ Kohai em todos os aspectos. Respeite sempre a experiência dos estudantes mais antigos. Nunca discuta com eles nem com nenhum outro sobre a forma correta de realizar as técnicas. Se teu companheiro não entende nem mesmo os movimentos básicos da técnica, é permitido ajudar a guiá-lo através dela. Somente os faixas pretas avançados podem ensinar ou corrigir seus companheiros principiantes, mas mesmo estas correções devem restringir-se ao mínimo.


Atividade

O Dojo permanece aberto todo o ano, sem interrupção por férias, exceto datas pré-determinadas pelos Sensei.


Exames

1.Os exames são parte da experiência do treinamento e todos os alunos devem presenciá-los todas as vezes que forem possíveis.

2.As sessões de exames têm suas formas especiais de etiqueta. É aconselhado presenciar ao menos uma sessão antes de tentar teu próprio exame. Os alunos avançados devem ser consultados para ajuda na preparação dos exames.

3.Os exames para Kyu serão realizados todos os primeiros sábados de cada mês (salvo determinação dos Sensei).

4.Os exames para graduação de Dan (Faixas Pretas) serão realizados no Dojo, uma vez ao ano no mês de novembro.



O Dojo não assumirá nenhuma responsabilidade por lesões causadas durante a prática. É de responsabilidade do aluno assegurar-se de que seu estado de saúde o permita realizar as atividades do treino.




Menu